O cisto sinovial é a principal causa de aumento de volume na mão e no punho. Ocorrem em pacientes de todas as faixas etárias, mas são mais comuns durante a segunda, terceira, e quarta décadas de vida. As mulheres são acometidas três vezes mais do que os homens. É formado por fina camada de tecido sinovial, preenchido por líquido viscoso.
A causa dos cisto sinoviais ainda não foi determinada, mas várias teorias foram propostas: sistema de válvula de via única entre a articulação e o cisto; alteração das células próximas das articulações ou bainhas de tendão.
Os cistos sinoviais geralmente acometem a região do punho, sendo que 60 a 70% são encontrados na região dorsal e 20 a 30%, na face volar. Já o cistos da bainha dos tendões flexores da mão contabilizam 10% dos casos.
A principal queixa relatada pelos pacientes com quadro de cisto sinovial do punho é a aparência estética, seguida pela preocupação de que se trate de um quadro de câncer. Outros motivos que levam o paciente a buscar atendimento médico é o a dor, principalmente quando o cisto origina-se da bainha do flexor do dedo.
O tratamento do cisto sinovial varia desde a observação, à punção, infiltração ou cirurgia, cada método com as suas vantagens e as suas desvantagens.
Autor Prof. Dr. Antonio Carlos Da Costa