Compreensão do nervo ulnar no punho

Primeiramente, vou definir o que é o nervo ulnar. Na mão, temos três nervos principais: o radial, o mediano e o ulnar. O nervo ulnar, responsável pela sensibilidade do quinto dedo e metade do quarto dedo, e pelos movimentos finos da mão, passa por um túnel na altura do punho, chamado canal de Guyon. Quanto algum fator, seja ele trauma, tumor ou qualquer outro processo, altera o funcionamento normal do nervo, ocorre a lesão.

Não há um fator único que provoca a compressão do nervo ulnar na mão do esportista, e sim uma combinação de fatores:

- pressão exagerada na região hipotenar;

- hiperextensão do punho;

- predisposição devido à anatomia do canal de Guyon.

O diagnóstico é feito através do quadro clínico.

No início é relatado formigamento no lado ulnar da mão, isto é, no dedo mínimo, na metade do dedo anelar, que melhora com o movimento de balançar a mão e com a alternância de posição das mãos. Com o agravamento do quadro é relatado anestesia nestes dedos e dificuldade em realizar alguns movimentos finos da mão, como aproximar o dedo mínimo do anelar e dificuldade em realizar a pinça do quinto dedo com o polegar.

Geralmente, no início, quando as atividades são finalizadas, os sintomas desaparecem rapidamente. Com o passar do tempo, os sintomas podem ficar por dias, semanas ou até meses. Apesar de o diagnóstico ser clínico, alguns exames de imagem ou a eletroneuromiografia pode nos ajudar, em alguns casos.

Aconselho sempre procurar orientação de um médico especializado para tratar possível lesão.

 

Autor Prof. Dr. Antonio Carlos Da Costa