Dedo em gatilho

O dedo em gatilho é uma das causas mais comuns de dor, edema e perda da função nas mãos, acometendo com mais frequência o primeiro e o quarto dedo da mão dominante, e mulheres adultas. Ocorre devido à desproporção entre o tendão flexor e a polia, quando há formação de um nódulo do mesmo no nível da articulação metacarpofalangiana, resultando em dor ao encarcerá-lo durante a flexão e extensão do dedo. Os sintomas podem variar desde leve desconforto, até, em estágio mais avançado, deformidade fixa, necessitando de manipulação para alcançar movimentação completa.

É comum a associação do dedo em gatilho com outras doenças, tal como artrite reumatóide, diabetes mellitus, gota e pacientes hemodialisados.

Inicialmente, o dedo em gatilho é tratado clinicamente, com mudança de hábitos , imobilização ou infiltração de corticóide. Nos casos mais avançados, a cirugia pode ser necessária. Existem algumas técnicas de liberação da polia A1, por via aberta ou por via percutânea com agulha, apresentando bons resultados.

 

Autor Prof. Dr. Antonio Carlos Da Costa